top of page

Como começar na torra de café ou como montar uma torrefação

Essa é uma pergunta que recebo rotineiramente.


Ao contrário do que a grande maioria faz nos dias atuais eu vou explicar como eu começaria hoje na área de torra de café, é uma forma muito mais segura, barata e fácil de se fazer, mas primeiro vou lembrar como a maioria faz ou fez.


Normalmente o processo corre assim, a pessoa se apaixona pelos cafés e pelo processo de torração dos cafés e decide que quer virar um mestre de torras , decide que quer sair do trabalho e viver de café, quase que do dia pra noite, o que é bem fantasioso e emocional, mas não há problemas os sonhos devem começar de algum lugar assim mesmo !

Depois já com os pés no chão o apaixonado pela torra, começa a criar nomes para a marca dele, aluga um espaço ou usa um cômodo vazio de casa, do trabalho ou da fazenda e compra um torrador, para começar a a torrefação .

Nesse perfil de início de negócio quem faz isso vai errar muito e não tem nada de errado em errar é uma ótima forma de aprender a torrar, porém isso terá um custo muitas vezes alto, por exemplo



  • Pode custar a marca de café ou o nome do torrefador, se você vender um café ruim mal torrado ou ainda não ter consistência as pessoas vão perceber isso e fazer elas entenderem que você melhorou mais tarde será muito difícil pois já queimou a marca pelas torras erradas ou pela falta de consistência.

  • Perda de café – é inerente ao aprendizado, para aprender vamos ter que usar cafés e sem o devido treinamento você vai gastar bem mais cafés pra aprender.

  • Não saber se o café esta bom ou não, pois cada um fala uma coisa do seu café e você não tem base para julgar a qualidade

  • Risco de incêndio, parece que não é comum, mas acontece bem mais que você imagina com operadores inexperientes

  • E finalmente fazer a torra certa para o publico errado, torra clara para quem não gosta de acidez ou torra escura ou flat para consumidores de cafés especiais .

Bem, agora vou falar como eu faria para começar um negócio de torra de cafés hoje


A recomendação que te dou é começar pelo lado inverso. Isto é, comece aprendendo tudo que você puder sobre o negócio de torra, entre no youtube, no instagram e no facebook e comece a seguir todos os canais de torrefadores, escolas de torra professores da área, cafeterias que você puder

Depois que decidir que de fato vai querer entrar no negocio, não compre nenhum equipamento !


Entre em nosso curso de torra online lá você vai aprender tudo que você precisa para fazer uma boa torra, sem falsa demagogia já ensinamos muita gente e sei que nenhum curso mostra tudo que mostramos lá dentro. Você vai ter que aprender a fazer boas compras de café verde crú, vai ter que saber fazer bons perfis de torra, vai ter que saber provar cafés, vai ter que saber fazer extrações de cafés para demonstrar a qualidade deles, saber trabalhar com softwere de torra e entender o básico de venda . Temos tudo isso online para você.


Depois que aprendeu como se você fosse trabalhar com torra, você vai pedir para alguém fazer o chamado private label, isto é pedir para uma pessoa que já torra fazer a industrialização para você , agora você já tem o conhecimento para cobrar a qualidade , para sugerir perfis e mudanças nos perfis de café que você vai usar, afinal esse é o café que vai te representar né.


Já com um fornecedor de café torrado como parceiro inicie suas vendas online e presencial, crie também um instagram, site e whatsApp para recebimento de pedidos.


Comece um piloto


Comece vendendo os cafés e fidelizando os clientes, você vai ter a oportunidade de testar seu mercado, saber do que os clientes gostam, o que eles querem e ver até mesmo se é esse mesmo o caminho que você quer seguir.


Aproveite todos os conhecimentos adquiridos nos cursos e crie conteúdos para seus clientes no instagram, tiktok e outras mídias, sua meta é mostrar que você sabe o que está fazendo, em analogia pense se você for em um médico para operar a perna direita e toda vez que você mostra ou fala da perna direita ele pega sua perna esquerda, poxa você não vai ter confiança nele por mais que seja atencioso ele é displicente , não sabe diferenciar direita de esquerda ! O mesmo ocorre com qualquer tipo de venda você compra de quem você confia e para o cliente ter essa confiança em você , terá que demonstrar que não esta apenas vendendo qualquer café e sim um produto diferente pois você entende do assunto .


Agora que já tem o conhecimento, já tem uma clientela pequena, já está faturando e tendo lucro com ela, já sabe qual tipo de café vai trabalhar pois já conhece a demanda, é hora de pensar em passar a industrialização para suas mãos e aumentar sua lucratividade ai sim, você vai de acordo com o local de seu publico e a demanda dele comprar seu torrador de café e alugar um ponto ou encontrar o local ideal para ter sua torrefação .


 

Gostou dessa publicação , acompanhe nossas dicas aqui e em nossas mídias sociais ...



Já está prepara para a jornada de se tornar um Mestre de torra aproveite e conheça o curso que a escola preparou para você :




1.290 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page